sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Impressões: Renault Clio 2012

Assim que a linha 2012 do Renault Clio foi lançada, tive a oportunidade de passar alguns dias com o hatch, em sua versão 4 portas, podendo analisar as características que fazem o modelo conquistar um bom número de vendas, apesar de estar há tanto tempo sem nenhuma mudança profunda em seu visual.

Foto: Renault/Divulgação



Seu propulsor rende 77 cv @ 6.000 RPM de potência e 10,2 kgfm @ 4.250 RPM de torque, quando está bebendo E100. A missão desses cavalinhos é puxar os 880 kg do anoréxico modelo, o que parece ser uma tarefa fácil, visto que esse motor também lida com Sandero e Logan, consideravelmente mais pesados, sem fazer muito vexame.

O Renault Clio nasceu para oferecer certo luxo e conforto, por isso ainda carrega alguma herança de seus tempos áureos, como as peças bem encaixadas, os bancos de formato confortável e o interior de bom gosto. Tudo bem que é do século passado, mas é inegável que ainda pode agradar. O refinamento mecânico também é evidente, visto que oferece barras anti-rolagem na dianteira e traseira, além de discos ventilados nos freios dianteiros, algo pouco comum em carros de entrada.

Foto: Renault/Divulgação

De qualquer forma, os sinais de empobrecimento crônico estão por todos os lados. Só para citar alguns exemplos, o tecido dos bancos é de baixa qualidade, os repetidores laterais de seta deram lugar a uma plaquinha com o nome do carro, há buracos no painel aonde no passado já houve airbag e display multifunção.

Ao entrar no carro, busco posicionar meus 1.90 m de forma confortável. O banco tem boa amplitude de ajuste longitudinal e o encosto é regulável por roldanas, como deveriam ser todos. Porém, noto que minha cabeça e o teto estão próximos de se tornar um só corpo. Culpa do assento elevado sem regulagem de altura, afinal os engenheiros imaginam que carro de entrada não é carro para quem cresceu demais.

A embreagem macia é o oposto da duríssima alavanca de câmbio com acionamento por varão, mas ambos casam bem com o motor, movendo o compacto com dedicação. Sinal aberto, pista vazia à frente, dá-lhe espora nos 77 cavalos que não refugam, fazendo o Clio ganhar velocidade com vigor. E acima dos 4.000 RPM a brincadeira fica mais divertida, nem dá vontade de andar abaixo dessa faixa de rotação.

O acerto de suspensão e direção é delicioso, seja no asfalto crocante da cidade ou nas mais sedutoras curvas de uma estrada. Isso ajuda a esquecer que toda hora minha cabeça bate no teto ou a ergonomia comete pecados mortais, como é o caso do acionamento dos vidros elétricos. Custava a Renault usar o mesmo comando de vidros elétricos do Symbol?

Foto: Renault/Divulgação.

Na cidade o Clio se mostrou bem disposto e econômico, com média de 9 km/l de Etanol, sempre com o ar-condicionado ligado, provando que pode ser um bom companheiro para o dia-a-dia, contribuindo para manter baixos os seus gastos mensais.

Mas na estrada é que o pequeno Renault mostra seu valor, trazendo um sorriso ao rosto daquele que habita o local atrás do volante deste carro. Um verdadeiro estradeiro. Como assim? O Marcelo ficou maluco? Carro 1.0 estradeiro? Tire suas próprias conclusões de acordo com os detalhes abaixo.

Com as 16 válvulas do motor livres para desfrutar de altos giros, o Clio é capaz de afugentar até modelos mais pesados com motor 1.4. O câmbio com bom escalonamento de marchas é perfeito para a sua função. Os freios são completamente bem dimensionados, afinal, são os mesmos que equipavam o finado Clio 1.6 16V. E os sapatos Goodyear GPS3 Sport 175/65 R14 fazem um perfeito conjunto com o, novamente mencionado, ajuste primoroso de suspensão. Como esse carro é bom de curva!

O consumo verificado foi de 12 km/l de Etanol, que permite ao modelo ter uma boa autonomia, apesar do seu tanque de 50 litros ser apenas razoável. O porta-malas de 255 litros apenas cumpre seu papel, não aceitando excesso de bagagem.

Ao me despedir do Clio, fiquei com aquela sensação de que a diversão foi boa, mas faltou algo. Que algo? Regulagem de altura do banco e volante, computador de bordo e, fundamental, o delicioso motor 1.6 16V, que podia voltar a equipar o Clio, nem que fosse em uma versão pseudo-esportiva.

O preço dele pode chegar a R$ 32.350,00 com todos os equipamentos e pintura metálica, de acordo com o site da Renault, mas não é difícil encontrar promoções aonde o valor fica bem abaixo a esse. Além do bom preço, o Clio possui 3 anos de garantia, tornando-o um verdadeiro bom negócio.


Resumindo...

O carro é bom em consumo, acabamento, desempenho e relação custo/benefício, mas é ruim em espaço interno, posição de dirigir e equipamentos disponíveis. Sua compra pode ser considerada RACIONAL.


Marcelo Silva

7 comentários:

  1. Po Faz um Teste com o Corsa Milenium 2001..

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Infelizmente não conheço ninguém que possui um Corsa Millenium 2001, mas vou dar uma pesquisada. Pretendo inaugurar uma nova área aqui no blog sobre carros que marcaram o nosso passado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Comprei um duas portas da promoção dos 22,900, com mais a direção hidraulica saiu por 23,990...
    Eu o pego na semana que vem, o que eu posso esperar dele além do que já foi analisado aqui por ti?
    E o que devo observar no carro antes de retira-lo da concessionaria?
    t+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, em primeiro lugar, parabéns pela sua compra. O Clio é um veículo que tem um custo de manutenção bem baixo, pois a Renault baixou bastante o preço das peças para manter o carro com boa aceitação no mercado.

      O atendimento da Renault no pós-venda costuma ser muito bom e ouço excelente feedback das pessoas quando deixam o carro na revisão. Lembre-se de fazer as revisões no tempo certo para não perder a boa garantia de 3 anos.

      Na hora de retirar seu carro, cabe as verificações básicas. Verifique se há arranhões na carroceria, pequenos amassados ou afins. Verifique também a base do para-choque dianteiro, pois pode ficar arranhado na hora que desce do caminhão-cegonha. Os pneus devem estar em bom estado, assim como palhetas do limpador, borrachas e afins. Verifique se há alguma peça mal-encaixada, principalmente no painel ou o carpete.

      Quando sair com o carro, fique atento a ruídos e verifique se o alinhamento está correto.

      O único problema do Clio costuma ser o preço de revenda, pois é difícil conseguir bom preço no particular, bem como nas concessionárias, se for trocar por outro carro.

      Espero ter ajudado! Abraço.

      Excluir
  4. Marcelo, é a primeira vez que visito seu site e tô gostando muito do conteúdo. Seguinte... tenho um Corsa Maxx 2008 1.0 completo e estou pensando em vendê-lo para comprar um carro zero. Como não estou querendo gastar muito nesse momento, estou levando em consideração o Clio, apesar de saber que trata-se de um carro que vem sendo depenado pela Renault e que já está bastante defasado, é econômico e confortável (apesar de ruim de revenda). Meu único receio é quanto à sua suspensão... soube que o carro não aguenta muito os trancos das nossas estradas cheias de buracos. O que você acha disso?

    Obs. Entre o Corsa 1.4 por 31 mil com AirBag, o March 1.6SV por 35 mil e o Punto 1.4 ELX por R$ 38 mil, qual você acha a melhor compra?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony,

      Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora, estava em viagem. Olha, eu conheço alguns donos de Clio muito satisfeitos com o carro em todos os sentidos, mas nenhum ficou muito tempo com o carro, trocaram antes dos 40.000 km. Já um outro amigo meu, ficou alguns anos com um Clio 2006 e vendeu com mais de 120.000 km, trocando os amortecedores aos 70.000 km. Dei uma pesquisada e vi que o carrinho se torna uma fonte de ruídos conforme vai envelhecendo, grande parte desses ruídos é realmente da suspensão. Mas não creio que isso seja um problema tão grande diante dos outros bons predicados do carro. Eu compraria sem medo, mas esperaria o face-lift que a Renault vai fazer em 2013.

      Sobre a sua dúvida, o Corsa 1.4 é um excelente carro e está em um preço ótimo, mas a produção dele foi descontinuada, então se for comprar, pede um bom desconto pro vendedor. O March é um excelente carro, ainda mais em performance, e tem um desenho bem atual. Mas quando vier a versão com ABS em 2013, essa versão 1.6 SV atual vai ficar ruim de vender depois. E o Punto 1.4 é outro carro que vai mudar, mas ainda muda esse ano. Quando morei em SP, fiquei alguns meses com um Punto 1.4 e achei muito satisfatório em vários sentidos, menos na performance.

      Das suas opções, eu ficaria com o March, por causa do motor mais forte.

      Abração!

      Excluir
  5. Boa noite. Tenho um Clio Exp 1.0 16VH 2012/2013. Está com 24500km. É meu desde zero. Gostaria de uma opinião. Tenho vontade de trocar por um carro zero, 1.0 também. Foi comprado em fevereiro de 2013. Só dirigido por mim, eu acho o Clio maravilhoso. Nunca me deixou na mão, faço revisão anual nele, não preciso de mais velocidade do que ele tem. A questão é que apenas por ser 2012/2013. Qual a sua opinião? eu deveria troc-lo por um Kwid? Mobi? Aguardo seu retorno. Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...