quinta-feira, 22 de março de 2012

Impressões: Peugeot 308 1.6

Quando escrevi sobre o Peugeot 308 Allure 2.0, mencionei que tinha andado também na versão mais pacata, equipada com o moderno motor EC5 1.6 16V. Já estava tudo pronto para o post ir ao ar quando meu contato me ligou me oferecendo o Peugeot 308 Allure 1.6 para uma volta mais longa, visto que andei apenas alguns poucos quilômetros na última ocasião. Ignorei portanto o post anterior, coloquei as mãos no volante da variante mais suave do leão e o resultado está aqui.

Aro 16 na versão mais mansa.

Dizem que a química é o que faz com que a atração entre dois seres apaixonados ocorra de forma que os defeitos de um não sejam vistos pelo outro. Diante de toda a perfeita tradução de sensualidade sobre rodas provocada pelo Peugeot 308 com motor 2.0 16V e câmbio manual, os defeitos deste sequer vieram à tona, mesmo quando ele enxugou 50 litros de Etanol em menos de 300 km. Uma verdadeira esponja. Já ao volante do modelo mais fraco, sobrou tempo e raciocínio para analisar os pontos fracos do novo leão.

O "meu" Peugeot 308 Allure 1.6 era preto, e estava estacionado no sol escaldante de 36 ºC do verão carioca ao meio-dia. Além disso, fui informado que esse modelo em especial tinha recebido bancos de couro instalados na concessionária, que esquentam no sol como chapa no fogão. Depois da minha experiência com o teto panorâmico CIELO no Allure 2.0, eu estava temeroso feito leitão que tinha a pururuca como destino. Ironia ou não, eu estava comendo uma maçã.

Acionei o comando para abrir as portas por meio da chave canivete, o cheiro de couro sintético exalou junto com o vapor escaldante que habitava no interior do hatch. Abri as janelas, levei o carro para uma sombra logo à frente e então pus-me a observar os atributos visuais externos da viatura. É atraente. As rodas de 16 polegadas são mais discretas que as belíssimas aro 17 de seus irmãos mais fortes. Os sapatos do menino são Michelin Primacy HP de medida 205/55 R16, exatos 40 mm de borracha a menos no chão, por eixo. Não pude deixar de reparar que essas rodas são menos atraentes do que as usadas no Peugeot 307 Presence Pack e Feline.

Excelente porta-malas.

Por falar no antecessor, este tinha teto solar funcional, que abre e ajuda a refrescar o carro. O teto CIELO do 308 só serve para assar os ocupantes que moram em lugares quentes e ensolarados. Mas o dono de um Allure 1.6 ou Active não precisa se preocupar, essa grelha solar só está disponível para os modelos com motor 2.0. Talvez seja uma forma de amenizar o frio na espinha dos ocupantes quando o motorista se empolgar com a potência sedutora do motor de 151 cv.

O visual externo agrada bastante aos olhos, mas a discrição da cor preta faz com que o carro passe meio despercebido no trânsito. Os menos atentos irão achar que se trata de um 307 mais equipado. Não entendi o fato da Peugeot ter desistido dos faróis elipsoidais nesta evolução, que eram tão belos e competentes no antecessor. É meio estranho, mais ou menos como ir a um rodízio de carnes e beber refrigerante light para não engordar.

Conforme o interior do carro foi se tornando mais habitável à sombra, pude me assentar nos bancos bem anatômicos e configurar a melhor posição de dirigir. O Peugeot 308 não te deixa tão perto do chão quanto um Ford Focus ou Chevrolet Cruze Sport6, mas a amplitude de ajustes de banco e direção agrada a motoristas de todas as alturas e gostos. Os apoios de braço individuais e escamoteáveis são bem posicionados, mas são meio duros, além de atrapalhar a troca de marchas, o acionamento do freio de estacionamento e o uso do porta-copos.

Conforto sem espaço.

Na traseira, a situação complica um pouco. Apesar dos bancos confortáveis, o espaço para as pernas e cabeça não são suficientes para alguém que a genética escolheu para pleitear uma vaga no time de basquete. O limite ali é para dois ocupantes de até 1.75 m e uma criança. O lado bom é que há duas boas saídas de ar-condicionado, apoio de braço central e cinto de três pontos com apoio de cabeça para todos.

O climatizador bi-zone funciona com louvor, dispondo de cinco saídas redondas no painel. Só assim para amenizar o bronzeamento proporcionado pela ampla área envidraçada e o pára-brisa inclinado sem faixa degradê. Além disso, está entre os equipamentos de ar-condicionado digital mais fáceis de operar no mercado.

Com um silêncio impecável à bordo, o Peugeot 308 Allure 1.6 se mostra um bom companheiro no trânsito, sendo mais dócil do que o apaixonante 2.0. O escalonamento de marchas é ligeiramente curto, e parece ser exatamente o mesmo para todos os 308 manuais. A embreagem macia e o engate preciso do câmbio tornam bem tranquila as inúmeras trocas de marcha no uso diário na cidade. E esse é definitivamente o habitat ideal para essa versão. Entenda a seguir.

Propulsor EC5

O motor EC5 1.6 16V, com 122/115 cv @ 6000 RPM e 16,4/15,5 kgfm @ 4.000 RPM (Etanol/Gasolina) é dotado de comando variável de admissão, permitindo que 80% do torque esteja disponível a 1.500 RPM. São bons números para um motor 1.6, mas são quase 6 kgfm de torque a menos do que entrega o motor 2.0 16V (22 kgfm) em suas plenas atividades boemias. Enquanto na cidade essa diferença é pouco sentida, na estrada fica bem mais difícil carregar os 1.320 kg de massa. Espero ver esse motor EC5 em modelos mais leves, como o futuro Peugeot 208 por exemplo.

Outra coisa interessante nesse propulsor é o sistema Flex Start, que elimina o arcaico tanquinho de gasolina no cofre do motor. O funcionamento do sistema ocorre por meio do aquecimento do combustível (Etanol) antes da ignição. Sempre que a porta do motorista é aberta, dá-se início ao processo de aquecimento. Minha sugestão é que a Peugeot mude esse processo para que seja inciado no momento em que houver alguém no banco do motorista, ao invés de ser apenas na hora que a porta é aberta. Isso evitaria que o sistema fosse acionado diversas vezes de forma desnecessária em um lava jato, por exemplo.

Esses ponteiros sobem devagar no Allure 1.6

Em movimento, as imperfeições são menos sentidas do que no Allure 2.0, isso é devido apenas às rodas menores no modelo mais fraco, somadas aos pneus de perfil mais alto. Não parece haver qualquer mudança  no conjunto de suspensão, que é igual em todos os 308. Os freios também são os mesmos, e são exemplares, sobra freio em qualquer situação, mesmo em descidas de serra mais insanas. A única diferença que senti foi na entrada do ABS, mais cedo no 1.6.

Na estrada, sem qualquer subida, não há qualquer dificuldade em manter o limite de velocidade padrão das rodovias. Mas como o leão gosta de altos giros, qualquer subida com maior inclinação pede uma 4ª marcha para manter o ritmo. Não há problema nisso para quem gosta de dirigir, mas a questão é que mesmo efetuando a redução, a impressão é de que a força está sempre no limite, deixando o motorista sem a sensação agradável de que há motor sobrando para qualquer necessidade.

Como na descida todo santo ajuda, aí sim o Peugeot 308 Allure 1.6 mostra o seu lado bom. Dar uma descida para esse carro é como dar chocolates para a sua namorada com TPM. A direção é precisa e tem peso exemplar, as reduções de marcha são acompanhadas por um ronco áspero mas sensual. Jogue o Peugeot nas curvas e ouça os pneus cantando com uma afinação que deixaria alguns sertanejos com inveja. Senti que esses pneus 20 mm mais finos e o bloco do motor mais leve deixam o carro mais arisco, com a traseira mais comunicativa ao trail braking, dando ao conjunto um comportamento mais neutro do que o substerçante 2.0. Mais suscetível a transformar pilotos em asininos, mas é uma delícia.

Em minha avaliação, considerei crítico apenas o uso do modelo em estradas de mão-dupla. Mesmo reduzindo para 3ª marcha e esmagando o pedal do acelerador, a sensação é a mesma de viajar com um carro 1.4 ou mesmo 1.0, visto que as ultrapassagens pedem uma boa porção de pista livre. Para quem está acostumado com carros de força mediana, não há diferença. Se você pensa em comprar o Active ou Allure 1.6, não faça test drive naquele Allure 2.0 manual que está te olhando lá no fundo do showroom.

Após rodar em torno de 480 km em variadas situações, o ponto positivo foi o computador de bordo informando uma média de consumo igual a 9,6 km/l de Etanol, o que considero até razoável para as inúmeras situações aonde o motor foi bastante exigido durante a avaliação. Ele também tem hábitos etílicos como o irmão mais forte e seus antepassados, mas aquela temporada no Alcoólicos Anônimos fez alguma diferença.

Na hora de devolver o Peugeot, fiquei pensando na questão da diferença de preço entre os modelos. São R$ 3.000 de diferença entre as versões 1.6 e 2.0, sendo que R$ 57.000 é quanto você precisa pagar para levar o mais barato. Os dois carros são rigorosamente semelhantes, a diferença é que o 2.0 traz, além do motor maior, rodas de aro 17 e o controlador/limitador de velocidade, que eu senti falta nessa estadia a bordo do 1.6. Ou seja, enquanto um é estradeiro por natureza (2.0), o outro é o parceiro ideal para quem roda a maior parte do tempo na cidade, com seu rodar mais confortável e seu consumo mais comedido. Eu, particularmente e emocionalmente, levaria para casa o Allure 2.0 manual, sem dúvida. Mas é inegável que o Allure 1.6 é a escolha racional da família Peugeot 308.

Resumindo...

O carro é bom em consumo, equipamentos de série, conforto e comportamento dinâmico, mas é ruim em desempenho na estrada e desvalorização pela origem francesa. Sua compra pode ser considerada RACIONAL.

Texto: Marcelo Silva
Fotos: Divulgação

34 comentários:

  1. Marcelo,
    A sua avaliação foi bastante útil, serviu para que eu confirmasse as muitas qualidades do 308 e as suas deficiências.
    Achei o carro muito bonito, especialmente, o 2.0 Allure, mas hesitei diante da sua significativa desvalorização, do fraco desempenho do 1.6 nas estradas com mão dupla (tenho um Astra 2.0 140 Cv) e pelo alto consumo do Allure 2.0
    A maioria das suas observações bateram com os meus temores e com o que considerei como pontos altamente positivos de ambos os modelos.
    Resolvi aguardar por outros lançamentos, embora o 308 tenha me impressionado muito, positivamente.
    Mais uma vez, parabéns pela qualidade do texto e pelo seu excelente conteúdo.
    Dá gosto ler as suas matérias!

    ResponderExcluir
  2. O Peugeot 308 Allure 1.6 tem 1320kg, e não 1387kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, falha minha. Vou corrigir no texto. Obrigado!

      Excluir
  3. Parece-me pouco feliz a expressão "até razoável" para um consumo de 9,6 km/l de etanol, num carro que foi "bastante exigido durante a avaliação". Minha opinião é a de que esse consumo para um veículo do porte do Peugeot 308 Allure 1.6 recém saído da concessionária é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Possuía um 307, vendi e comprei um 308. Informo a todos que minha dificuldade em vender o 307 foi nula. Em 3 semanas anunciado em um site de seminovos, O veiculo teve 2.215 visualizações e eu recebi 15 propostas. Sendo que 8 delas oferecia apenas 1 mil a menos do que pedi, 3 de troca e consegui fechar pelo valor que havia anunciado. O segredo para uma procura e venda rápida? Todas revisões, incluindo troca de oleo realizada na autorizada com carimbo e nota fiscal dos serviços. Carro bem cuidado, tem comprador, independe de qual montadora ele pertença. Nesta próxima sexta pego o meu 308 zerinho. Depois de fazer um teste drive, foi paixão a primeira acelerada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb n tive dificuldade em vender meu peugeot 207 passion. E comprei um 308.

      Excluir
  5. Fiz o testedrive no Allure 1.6 e gamei.
    Não achei o motor fraco, como alguns falam. Alias, bem melhor que um Focus 1.6 ou Golf 1.6 que são carros de pesos semelhantes mas com menos potência.

    Sobre o acabamento, é o melhor com folga! Estava em dúvida entre um Bravo Essence, que está com bom preço, e o 308 Allure 1.6.

    Na próxima semana pego o frances, que demorou um pouco a chegar pela ótima procura no pré venda.

    ResponderExcluir
  6. Peguei um Allure 2.0. Gostei do acabamento e desempenho. Acho que pra mim foi a melhor escolha, porém parece obrigatório a colocação de película de proteção solar (mesmo com transparencia total) no parabrisas, pela falta de degradê.

    ResponderExcluir
  7. Sugiro aos que compraram que comentem suas impressões sobre os modelos adquiridos, após um tempo de uso. Para os que tiveram o 307, uma breve comparação com o 308 adquirido será bem vinda. Gostei demais do novo Peugeot e planejo adquirir um dos Allure. Márcio /SJC

    ResponderExcluir
  8. Comparando os consumos mencionados nas avaliações das versões 2.0 (6 km/l) e 1.6 (9,6 km/l) do 308 e considerando o litro do álcool a R$2,00 (valor aproximado aqui na minha região), concluo que para uma pessoa como eu, que roda cerca de 20.000 km/ano, a vantagem financeira na aquisição do 1.6, considerando somente a diferença de consumo de combustível, é de cerca de R$2.500,00/ano!

    ResponderExcluir
  9. O brasileiro, em geral, afirma que os carros franceses são fracos, pouco duráveis e com um custo de manutenção muito alto; opinião com a qual não compartilho, no que se refere aos dois primeiros aspectos. Acredito que seria um tipo de mantra, que repetido à exaustão acaba sendo considerado como uma verdade, pelo mercado comprador. Isto, faz com que esses carros tenham uma aceitação mais restrita e consequente desvalorização maior, pela menor procura. Aqueles que já tiveram o 307 é que podem opinar com mais exatidão e os que repetem uma compra de um Peugeot contrariam essa atitude do mercado. Para mim, o 308 é um carro excelente, mas prejudicado por uma fama indevida. Gostaria de saber mais, de quem já teve um 307, sobre manutenção e desvalorização. Márcio/SJC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente..tive um 307 ano 2007, comprei com 10k, acabei de trocá-lo por um 308, entreguei com 65k, o que comprei para o carro neste período: pastilhas de freio(normal para quem rodou 60k) - R$ 320,00, bobina de ignição (já vem com cabos de vela, ele é uma peça só e as velas) - R$ 360,00, e a coifa de sustentação do motor - R$ 375,00, totalizando R$ 1.055,00, 4 anos de uso..o estante foi troca de óleo e filtros. Portanto manutenção rídicula, e ainda falam dos Franceses...quem não teve não pode opinar e olha que já tive Golf por 10 anos (3 golfs), não troco meu Peugeot 307 e agora o 308 por ele nunca mais.

      Excluir
    2. Tive um 307 1.6 2008, comprei-o com 15000km, estava um pouco pauleado devido o dono viajar muito. Tinha menos de um ano de uso, mas até o momento de venda, 3 anos depois e com 65000km, só troquei pastilhas de freio e em certa ocasião, o miolo da ventoina quebrou e a ccs trocou todo o conjunto incluindo o motorzinho, valor, R$ 1.200. Achei carro, mas se fosse em outra oficina, trocariam somente a helice por uns 100 pila. Hoje estou com um megane e já negociando um 308 1.6 allure. Se me perguntar se é o 307 era bom, diria que é o melhor na categoria. Só me trouxe alegrias. Esperarei o mesmo no 308. Abraço

      Excluir
  10. Boa noite a todos...
    Estou negociando um feline (2,0 automático) lendo seu tópico de consumo do 2.0 eu me preocupo um pouco, visto que trabalho com o carro mas uso pouco em vias urbanas. Exatamente qual foi o consumo do 2.0 que você verificou? OBS: Só uso gasolina como combustível.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, obrigado pela preferência.

      Em meu teste com o Allure 2.0 manual, eu dirigi forçando bastante o carro e, no Etanol, o consumo ficou em 5,8 km/l. Mas zerando o computador de bordo e dirigindo normalmente, ele fez em torno de 8,2 km/l na estrada (a 110 km/h) e 5,2 km/l na cidade. Esse modelo tinha quase 4000 km rodados.

      Também avaliei um Feline 2.0 automático, por um trajeto curto (menos de 30 km), só que esse modelo tinha menos de 1000 km rodados, e o câmbio não ajudou. Ficou na média de 4,9 km/l.

      Marcelo, minha sugestão pra ti é aguardar a chegada do motor THP no 308. Não consegui confirmar ainda quando é a chegada, mas é provável que venha no mesmo preço do Feline, sendo que o motor é muito superior em eficiência e o câmbio automático tem 6 marchas.

      Abraço.

      Excluir
    2. Ah Marcelo, perdão. Não pude aferir o consumo com gasolina por causa das condições que me foram impostas no teste. Todos os consumos foram aferidos com Etanol apenas.

      Abraço.

      Excluir
  11. Marcelo, você consegue a informação de quando será disponibilizado este modelo (308) para o programa Direção Livre da Peugeot? Já vendi meu carro e estou aguardando ser disponibilizado para adquirir um deste. Aproveito a oportunidade para parabenizar-lhe pelas publicações cativantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Vou pesquisar essa informação pra ti. Mas creio que deve estar bem próxima, pois quase não há mais 307 HB automático no estoque.

      E muito obrigado pelo feedback.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Chegou ontem na concessionária a tabela para o programa Direção Livre somente do Active e Allure 1.6. No entanto aguardo paro o Allure 2.0 Automático. Marcelo, conseguiu alguma informação sobre a inclusão do Peugeot 308? Estou ancioso, pois estou sem condução. Abraços!!

      Excluir
    3. Olá amigo,

      Enviei um novo e-mail para a Peugeot, mas não recebi qualquer resposta ainda. Minha fonte informou que só será oferecido o 2.0 na versão Feline.

      Vou buscar mais informações.

      Abraço.

      Excluir
    4. A Peugeot infelizmente não posiciona a real situação. Já mandei vários emais, mas parece que seus atendentes não tem nenhum conhecimento sobre a questão. Tenho certeza de que a minha pergunta não é isolada. Quanto a sua fonte, estando esta correta, será bom ter um carro completo aos portadores de necessidades especiais. Parece-me que o valor do 308 Feline ultrapassa o teto de R$70.000 para isenção do ICMS, então não sei como o colocarão no programa, mas pode ser que darão um jeitinho como a Hyundai no Tucson, a Citroen no C4 Exclusive e a Fiat com o desconto e seu -5% por conta. Vou esperar até semana que vem, não saindo a tabela até o fim do mês eu vou pedir o C4 EXCLUSIVE, não aguento ficar sem carro. Abraços!!

      Excluir
  12. Caro Marcelo,
    Estive na concessionária para ver o 308 e me interessei muito pela versão Allure 1.6. Mas, senti falta das atrativas DLRs em LED, que só estão disponiveis nas versões top de linha. Porém, ao comentar com a vendedora, ela disse que la na Peugeot já se fala em ter as DLRs opcionais para todas as versões. Será que voce saberia dizer se isto se confirma?
    Muito boa sua avaliação, parabéns.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yan,

      Realmente é uma falha grave da Peugeot não ter oferecido as DLRs em todas as versões, pelo menos como opcional. Falei com as minhas fontes e eles informaram que talvez será possível instalar as DLRs no futuro em qualquer outro 308, mas será vendido como acessório e não como opcional de fábrica.

      Se eu tiver mais informações, te aviso. Obrigado pelo feedback amigo.

      Abraços!

      Excluir
  13. Adquiri um 308 Allure 1.6 e estou muito satisfeito com o conforto, desempenho e consumo, considerando meu uso predominante na cidade. O pessoal da área de acessórios já me confirmou que as DLRs estarão como acessórios, as quais instalarei assim que disponíveis.

    ResponderExcluir
  14. Eu comprei um allure 1.6, o carro é excelente, porém deixou a desejar pela a falta dos leds. A marca esqueceu que este detalhe poderia ser a identidade da marca. Burrice pela a economia.

    ResponderExcluir
  15. Comprei um Peugeot 1.6 active, potente, economico, confortável, design e esportividade é o melhor da categoria. Não pretendo vender tão cedo, e duvido que um carro bem cuidado e com a pintura selada com acrilico tenha dificuldades para vender. E outra, comprei com redução de IPI e paguei a cor metalica pelo preço das cores comuns.
    Garantia de 3 anos, atendimento na concessionária excelente.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fui hoje ver um 308 1.6 e com cor metálica sem bco de couro ficou por 54k. Vc poderia falar quanto pagou no seu?

      Obrigado.

      Excluir
  16. Bom, Cada um tem seu gosto e deve ser respeitado. Mas se o leds que estão falando são aqueles diurnos, envolvendo os faróis, em uso em vários tops, nem de graça colocaria!!! É pura falta de discreção! Coisa de "to chegando". Credo!!! Pra combinar com elas, pra ficar perfeitão, manda acrescentar aquelas de neon por baixo... :_)

    ResponderExcluir
  17. Marcelo,

    Li seu tópico e eu possuo um 308 Allure 1.6 que adquiri em abril deste ano. Posso dizer que o carro tem sido extremamente econômico e confortável. Sempre tive receio de adquirir os Peugeot por conta da tão falada pós venda.

    Até este momento não tenho do que me queixar. O carro é lindo, confortável e que me tem deixado bastante satisfeito com a compra. É claro que nenhum carro desse segmento vai agradar a gregos e troianos, o ideial é que cada interessado vá a concessionária e teste o carro. Gosto cada um tem o seu e nem sempre haverá concordância com a opinião de quem já usou, testou ou tem o o carro.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber com a direçao asistida do 308

    ResponderExcluir
  19. gostaria de saber com a direçao asistida do 308

    ResponderExcluir
  20. estou querendo quem ja teve problema com a direção assistida do 308

    ResponderExcluir
  21. estou querendo quem ja teve problema com a direção assistida do 308

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...