quinta-feira, 15 de março de 2012

Fique fora do bolo

Uma das frases que mais ouvi nos meus primeiros contatos com o carro foi meu pai dizendo "fique fora do bolo". E antes de eu me aprofundar nos estudos de direção defensiva, graças aos conselhos paternos, eu já tinha essa noção importantíssima, que me manteve livre de acidentes desde o dia que fui ao Detran buscar minha primeira habilitação provisória.

É de partir o coração. 

Ilustrei esse post com "o acidente mais caro do mundo" de propósito. Os caras do Jalopnik explicam nesse link como esse engavetamento envolvendo carros caríssimos veio a acontecer. Para resumir, digo-lhes que o motivo foi um só: o bolo.

Tudo bem que os rapazes em seus bólidos estavam interessados em andar mantendo curta distância entre os carros, para chamar mais atenção de quem assistia aquela carreata de alguns milhões de dólares. O fato é que carros muito próximos entre si, em qualquer estrada, em qualquer lugar do mundo, é um multiplicador das probabilidades de um acidente ocorrer.

Digamos que você está dirigindo seu carro no limite da via e, repentinamente, é necessária uma manobra evasiva para não atropelar um galho de árvore, por exemplo. Sem carros ao seu lado, basta desviar para qualquer um dos lados e está tudo bem. Sem ninguém atrás, frear e desviar também é possível. Há risco do pior acontecer? Sem dúvida, mas imagine como seria pior se houvessem carros à sua volta.

Por alguma razão desconhecida, talvez excesso de carência, muitos motoristas gostam de trafegar "embolados" ou "encaixotados", conforme você preferir, formando um "bolo" ou bloco de veículos, geralmente mudando de faixa, freando, acelerando demais, etc. Entre os blocos, há os espaços vazios aonde trafegam os motoristas que viajam tranquilamente, com espaço suficiente para uma manobra evasiva que o livre de problemas causados pelo bolo.

É fundamental que o motorista se mantenha nesses espaços vazios, acelerando ou freando de acordo com o necessário para se manter nesta "zona de segurança". Engavetamentos em situações normais (sem chuva ou neblina, por exemplo) só ocorrem quando os carros estão trafegando muito próximos. Basta um pequeno desvio de atenção e o pior cenário estará formado.

O ideal é manter uma distância de segurança de dois ou mais segundos tanto do bolo que vai à frente, quanto do bolo que vai atrás. E é evidente que trafegar com carros ao seu lado é uma situação de risco desnecessária, mantenha-se sempre um pouco à frente ou um pouco atrás de qualquer carro nas faixas ao lado da que você está trafegando.

Com essa simples dica de "ficar fora do bolo", as chances de você causar ou se envolver em um engavetamento se reduzirão praticamente a zero, e suas viagens serão bem mais tranquilas.

Texto: Marcelo Silva
Foto: ANN News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...