quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Quem chegará ao mercado em 2012?

Uma grande dúvida de todos é saber quais carros chegam ao mercado no próximo ano. Serão muitos lançamentos no mercado brasileiro, mas resolvi consolidar aqui apenas os mais importantes, com maior probabilidade de sucesso nas vendas, listados em ordem alfabética.



BMW Série 1 - Com novo design, o menor e mais vendido BMW no mercado brasileiro chegará em sua nova geração no começo do ano.

BMW Série 1. Foto: Divulgação.

Chery S18 e Chery Fullwin 2 - O primeiro você já leu sobre ele por aqui. O segundo chegará em meados do ano que vem, mas será fabricado em 2013 no Brasil, assim como o S18. Além disso pode-se esperar uma reestilização do Tiggo para 2012.

Chery Fullwin 2. Foto: Divulgação.

Chevrolet S10/Blazer - A nova geração da primeira picape média do Brasil já está quase pronta, em seus ajustes finais. Chega no começo do ano. A Blazer deve chegar um pouco mais tarde, com cacife para enfrentar os mais cobiçados SUVs do mercado.

Chevrolet Cruze Hatch - Vem para ocupar o espaço deixado pelo Vectra GT e posicionar a Chevrolet na briga dentro do concorrido mercado de hatches médios.

Chevrolet Cruze Hatch. Foto: Divulgação.

Chevrolet Meriva/Zafira - Ambas irão morrer e darão lugar a um carro cujo nome do projeto é PM7. Deve ser lançado no segundo semestre. Será uma minivan com configuração para 5 ou 7 lugares, assim como Livina e J6 por exemplo.

Chevrolet Sonic - Excelente hatch que será importado para o Brasil como "compacto premium", para brigar de frente com o New Fiesta, Novo C3 (abaixo), Novo Punto, etc.

Citroën C3 - Chega no segundo semestre para matar de vez a geração antiga. Terá poucas diferenças em relação ao modelo europeu e utilizará a mesma plataforma do C3 Picasso.


Citroën C3 europeu. Foto: Divulgação.

Citroën C4 - Não está claro se será a mesma versão vendida na Europa ou uma reestilização do C4 atual. Tudo dependerá do mercado até lá. É ver, para crer.

Fiat Siena - Será lançado no começo de 2012. Apesar de compartilhar a mesma plataforma do Novo Palio, apenas alongada, o Siena terá identidade visual própria e pretende se afastar do Palio, buscando maior requinte, trazendo diferenças na dianteira e também no interior.

Fiat Palio Weekend/Strada - Soferão algumas mudanças no visual, mas serão poucas. Não está prevista uma nova geração da Weekend baseada no novo Palio. Já a Strada aguardará sua nova geração que deve vir em 2014.

Fiat Punto - Será reestilizado e adotará a mesma identidade visual do Punto Evo europeu. A idéia é se distanciar do Palio mas não roubar vendas do Bravo. Missão difícil essa do Punto. Deve ser lançado no primeiro semestre.

Fiat Punto Evo. Foto: Divulgação.

Ford EcoSport - Será vendido aqui no primeiro semestre de 2012, evitando que o Renault Duster se distancie muito nas vendas e caia no gosto do brasileiro de vez. Provável que seja um grande sucesso de vendas, se não tiver um preço muito alto.

Ford Ranger - Será a água no chopp da Chevrolet e sua nova S10. Deverá trazer o mesmo visual encontrado lá fora.

Honda Fit/City - Receberão pequenas atualizações de acordo com os modelos vendidos lá fora.

Honda CR-V - A nova geração poderá trazer um novo motor, mais forte, além de espaço para sete passageiros. Deixará o SUV da Honda em condições de combater a invasão coreana no mercado dos SUVs.

Hyundai i30 - A nova geração do hatch coreano virá com a nova identidade visual da marca, prometendo ser um sucesso de vendas, desde que a CAOA não cobre muito pelo carro, assim como tem feito com seus lançamentos. Dependemos também da ajuda do governo e seu IPI flutuante. Caso os ventos soprem à favor do hatch, seremos agraciados com sua bela presença nas ruas. Virá no segundo semestre.

Hyundai i30. Foto: Divulgação.

Hyundai Santa Fé/Vera Cruz - Serão remodelados de acordo com as atualizações feitas nos carros da marca.

Hyundai i15 - Com a conclusão da fábrica de Piracicaba, esse será o carro montado para atender os mercados emergentes. Terá um visual agressivo, nos moldes dos outros lançamentos da marca, e promete dar trabalho aos concorrentes, caso tenha o preço estimado em R$ 30 mil, conforme é esperado.

JAC J5/J2 - Sobre o primeiro, você já leu por aqui. O segundo se trata de um modelo menor do que o J3, de dimensões mais compactas e visual divertido, como o S18, por exemplo. Deve vir equipado com o mesmo motor da AVL que hoje equipa o J3, com grandes tendências a ser um foguetinho. Virá no segundo semestre.

JAC J2. Foto: Divulgação.

Kia Rio - Terá como missão encarar New Fiesta e Chevrolet Sonic, além dos outros "compactos premium" do mercado. Deve chegar no primeiro semestre e depende da boa vontade do IPI para ser um sucesso, ou não. Mas eu prefiro esperar pra ver se o Kia Rio vem mesmo, afinal os brasileiros estão esperando o lindíssimo Cerato Hatch até hoje.

Peugeot 308 - O substituto do 307 chegará ainda no primeiro semestre de 2012, atrasado nada menos do que 4 anos em relação à Europa. Mesmo assim, tem apelo visual suficiente para fazer sucesso, dependendo do preço que for cobrado pelo modelo.

VW Gol/Voyage - O modelo mais vendido do Brasil receberá a identidade visual da marca, com sua frente vindo a ficar parecida com a do Fox. Haverá ainda a versão de duas portas. Quanto ao Voyage, a traseira será modificada e o modelo ficará bastante parecido com o Jetta, o que não é nenhum demérito. A dupla chega no começo de 2012, para conter a ofensiva italiana composta por Uno e Novo Palio, antes que seja tarde demais.

VW Gol. Projeção: Notícias Automotivas.

Parece que 2012 será um bom ano para os amantes de automóveis. Espero que o Governo volte atrás com suas medidas protecionistas e permita que vejamos carros cada vez mais modernos rodando pelas nossas ruas e embelezando nossas cidades.

Feliz Ano Novo!!!

Marcelo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...