terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Impressões do Colaborador: Renault Sandero Stepway por Daniel Andrade

No último feriado, meu amigo e colaborador Daniel Andrade teve a oportunidade de viajar alguns quilômetros a bordo de um Renault Sandero Stepway, tanto no comando do aventureiro urbano como na função de passageiro, observando atentamente mais as reações do carro do que as paisagens pelas amplas janelas do veículo. Como será que o modelo se comporta? Vamos ver abaixo.

Nas alturas. Foto: Divulgação.



O conforto do carro é bom. Há regulagem de altura no banco do motorista e na coluna de direção, sendo fácil encontrar uma boa posição para dirigir. A altura de rodagem do modelo também ajuda nessa tarefa. Os bancos não são muito macios, mas são confortáveis e possuem bom tamanho.


O controle elétrico dos retrovisores também agrada, com o "joystick" localizado no meio do console, em uma posição correta. Os retrovisores por sinal são grandes e permitem excelente visibilidade, assim como para todos os ângulos o carro permite que se veja tudo sem problemas.


Painel bem acabado. Foto: Divulgação.

Quanto ao acabamento, os bancos possuem alguns detalhes em vermelho na versão Stepway, o que pode não agradar a todos. O painel é bonito, com bom acabamento em "black piano" na área do rádio e dos comandos de ventilação. O equipamento de som é bem completo, com entradas USB e auxiliar, e possui comandos satélite na coluna de direção, que são excelentes. A ergonomia só é ruim no acesso aos controles do ar-condicionado, que ficam muito baixos e próximos demais ao câmbio, dificultando a utilização. Por sinal, o controle da recirculação de ar é duro e difícil de acionar.


Os instrumentos são de fácil visualização, mesmo sendo digitais no caso dos mostradores de temperatura e combustível. Há também um computador de bordo bem simples, que mostra apenas informações de autonomia, consumo médio e quilometragem. 


O carro é calçado com pneus Continental 195/60 R16, que em conjunto com a suspensão elevada e bem acertada, conferem uma boa dose de conforto e estabilidade ao modelo. As imperfeições do solo são bem filtradas e pouco incomodam os ocupantes. A direção é bem progressiva e macia, assim como o acionamento da embreagem e do câmbio, que possui engate preciso, com relações bem curtas.

Pneus Continental. Foto: Daniel Andrade.

A 120 km/h na estrada o carro roda estável, sem passar aos passageiros nenhuma sensação da velocidade em que o veículo se encontra. Não foi notada nenhuma vibração também, além do motor girar alto mas ter funcionamento suave, pedindo pouca carga do acelerador para manter a velocidade. Como carro familiar, o porta-malas é grande e atende bem a uma família pequena.

Bastante espaço no porta-malas. Foto: Daniel Andrade

O motor 1.6 16V tem boa elasticidade, tornando a condução do modelo bem agradável. O consumo observado foi de 10.1 km/l com gasolina, em um circuito combinado de cidade estrada, o que parece ser meio alto, mas pode ser creditado na conta da baixa quilometragem do carro.


Enfim, eu compraria sem pensar caso o valor fosse um pouco menor, em torno de R$ 40 mil talvez. Pelo preço cobrado atualmente, dá para encontrar outros modelos que atendem melhor às minhas necessidades.


Daniel Andrade

O blog Direção Assistida agradece ao Daniel por compartilhar conosco suas impressões a respeito do Renault Sandero Stepway. Quer compartilhar conosco a sua opinião? Mande seu texto para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...