quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hyundai i30 2013: Será um sucesso?

Completamente renovado lá fora, o líder de mercado Hyundai i30 2013 chegará em terras tupiniquins no meio deste ano, já com uma lista de espera imaginária, afinal as concessionárias ainda não começaram a cadastrar futuros compradores. A julgar pelo sucesso dos lançamentos de Sonata, Veloster e Elantra, é de se esperar que o i30 venha para sacudir o mercado e aumentar ainda mais suas vendas. Mas, será um sucesso?

Sai da frente concorrência. Foto: Divulgação

Completamente renovado, o novo i30 se tornou uma versão hatch do Elantra, com 4,30 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Essa nova geração perdeu 1 cm na altura e ganhou 5 cm no comprimento, para a alegria de quem tem garagem ruim e sofre com novas gerações de carros cada vez maiores. Ainda há a notícia de que o porta-malas cresceu 38 litros, chegando a 378, acabando com sua desculpa para a namorada levar menos bagagem naquela viagem do final-de-semana.

Também devido à proximidade com seu irmão maior, o novo hatch da Hyundai oferecerá maior requinte no interior, além de certas novidades como botão para ignição, freio de estacionamento eletrônico e direção elétrica com três níveis de maciez, que deverá trazer nostalgia aos ex/atuais donos de Fiat Stilo e fãs da função "city", que deixa o volante leve como um haltere de algodão.

Agressividade. Foto: Divulgação

As linhas da traseira estão mais agressivas e fazem com que o hatch abandone definitivamente a idéia infeliz de ser parecido com o BMW Série 1. Cá pra nós, geração nova por geração nova, sou mais o coreano. E dê uma olhada nesses vincos e nessa linha de cintura alta e crescente para a traseira, ficou delicioso.

Um dos itens que causou mais fascínio pelo i30 quando chegou por aqui foi o uso de lindas rodas aro 17, que chamam mais atenção do que a Juliana Paes de biquíni em um outdoor. Para o desespero de quem já amassou uma roda grande em buracos do nosso asfalto com textura de pé-de-moleque, os pneus continuam sendo 225/45 R17, com rodas ainda mais sedutoras.

Não espere o GPS aqui no Brasil. Foto: Divulgação

Mas como nem tudo são flores, o Hyundai i30 mais potente usa, na Europa, motores DOHC 1.6 16V de 122 cv, ou o GDi 1.6 16V de 137 cv. Ainda que o segundo seja uma opção mais voltada para o downsizing (que está na moda), é um motor numericamente inferior ao 2.0 16V usado no nosso i30 atual, que vai deixar o veículo meio sem graça, como o Veloster. No Brasil seria melhor se a Hyundai optasse pelo 1.8 16V de 150 cv do Elantra ou então não mexer em time que está ganhando.

Um outro inimigo do sucesso do carro pode ser a própria CAOA, famosa por praticar ágios obscenos na venda de seus lançamentos e também por mentir na ficha técnica desses carros, geralmente divulgando potências maiores que a realidade. Não há dúvidas que o novo i30 tem excelentes qualidades, mas não justifica um preço acima de R$ 60.000 na versão de entrada, mesmo com o esquadrão de fiéis clientes que pagam o preço que for para mostrar ao vizinho que possuem o melhor carro.

Como o "antigo" i30 ficou velho rápido. Foto: Divulgação

De qualquer forma, é ver para crer. Se a CAOA não crescer os olhos em cima dos preços do carro e o motor usado for tão potente ou mais forte que o atual, não há dúvidas de que o i30 2013 vai causar problemas sérios à concorrência. Caso o contrário, o mercado tem tudo para ficar nas mãos do Chevrolet Cruze Hatch.

Marcelo Silva

5 comentários:

  1. Será um sucesso se conseguirem fazer chegar aqui com preço atrativo. Esse aumento do IPI pode atrapalhar bastante a vida da Hiunday e principalmente o consumidor.

    ResponderExcluir
  2. Aguardo a chegada do novo i30 e concordo, plenamente, com o artigo.
    Os únicos obstáculos que o i30 2013 poderá enfrentar será a mudança do motor para um 1.6 e o preço, que pode aumentar para acima dos 65.000 reais (afinal, o cruze hatch de entrada não está 65.000?!?)
    Fora esses dois detalhes, o carro tem tudo para continuar dominando o mercado dos hatches médios.
    Eu mesmo, fui comparar um i30 atual com um Focus....que lavada! O Focus 1.6 GLX não tem descando lombar, piloto automático, retrovisor com rebatimento elétrico, sensor de chuva, crepúsculo, computador de bordo....como comparar?!?
    Gde abç! Aguardamos ansiosos pela sua chegada!

    ResponderExcluir
  3. Esse novo i30 vai deixar o atual humilhado, muito sem graça, de tão bonito que ficou. Concordo que o preço e o novo motor, se menos potente, nortearão o sucesso que ele fará. Será de arrebentar com os demais, caso pelo menos o preço não seja exorbitante. Pelas fotos, ficou sensacional, mas quero a comprovação disto ao vivo. Márcio/SJC

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...